...na promoção da leitura.
Apresentação dos trabalhos de Grupo
Foi solicitado a todos os participantes a inscrição em grupos de trabalho de modo a darem a conhecer as iniciativas levadas a cabo nos seus países, no campo da promoção da leitura infanto-juvenil.
Inscrevi-me, juntamente com as colegas da Namíbia, Espanha, Israel e Shri-Lanka no grupo sobre o papel das Bibliotecas Escolares. O programa que nos tinha sido enviado falava desta sessão. Para o efeito e como não sabia de que meios iria dispor, pensei em falar das iniciativas a nível nacional que desde já há uns anos decorrem nas nossas escolas no sentido da promoção da leitura: Uma aventura literária pela Editorial Caminho e as Olimpíadas da Leitura pelo Círculo de Leitores, iniciativas estas que contam com o apoio de várias entidades, nomeadamente do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e de jornais diários.
Como os posters que anunciam estes concursos promotores da leitura e da escrita são bastante apelativos e como os alunos da escola onde trabalho (ver boletim da Biblioteca) costumam participar sempre, tinha-me munido deste material. Achei que poderia ser uma contribuição válida e com efeito resultou.
Colegas da Alemanha, Eritreia, Croácia e Suécia; Palestina, Oman, Filipinas, Hungria
Todas as contribuições foram muitíssimo interessantes não só por darem a conhecer iniciativas inspiradoras mas também por mostrarem realidades diversas, algumas das quais bem duras.
Foi solicitado a todos os participantes a inscrição em grupos de trabalho de modo a darem a conhecer as iniciativas levadas a cabo nos seus países, no campo da promoção da leitura infanto-juvenil.
Inscrevi-me, juntamente com as colegas da Namíbia, Espanha, Israel e Shri-Lanka no grupo sobre o papel das Bibliotecas Escolares. O programa que nos tinha sido enviado falava desta sessão. Para o efeito e como não sabia de que meios iria dispor, pensei em falar das iniciativas a nível nacional que desde já há uns anos decorrem nas nossas escolas no sentido da promoção da leitura: Uma aventura literária pela Editorial Caminho e as Olimpíadas da Leitura pelo Círculo de Leitores, iniciativas estas que contam com o apoio de várias entidades, nomeadamente do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e de jornais diários.
Como os posters que anunciam estes concursos promotores da leitura e da escrita são bastante apelativos e como os alunos da escola onde trabalho (ver boletim da Biblioteca) costumam participar sempre, tinha-me munido deste material. Achei que poderia ser uma contribuição válida e com efeito resultou.
Colegas da Alemanha, Eritreia, Croácia e Suécia; Palestina, Oman, Filipinas, Hungria
Todas as contribuições foram muitíssimo interessantes não só por darem a conhecer iniciativas inspiradoras mas também por mostrarem realidades diversas, algumas das quais bem duras.
Mais actividades desenvolvidas pelas bibliotecas são referidas a seguir integradas no ponto referente às TIC.
Sem comentários:
Enviar um comentário