6/12/2004

1- A importância da leitura na formação das crianças e jovens

Integradas neste ponto e na sequência da primeira intervenção de Jonathan Douglas incluiem-se as participações de Aidan Chambers e Sarah Wilkie
Aidan Chambers, um consagrado autor para jovens, com a obra traduzida em várias línguas, relatou a sua experiência pessoal, mais especificamente o facto de ter começado a ler muito tardiamente (com cerca de 8 anos), e ter sido a circunstância de lhe terem sido contadas muito histórias quando era criança que possibilitou que a sua dificuldade fosse ultrapassada.

Aidan Chambers .....................Sarah Wilkie
A ênfase posta na importância do “contar histórias”, foi uma constante ao longo de todo o seminário, nomeadamente na contribuição de Sarah Wilkie.
Esta bibliotecária com mais de 20 anos de carreira, também é membro do CILIP onde foi responsável do YLG (Youth Libraries Group) e está envolvida em vários projectos relacionados com os jovens e a leitura, sendo de destacar o programa denominado Children & Lifelong Learning, promovido pelas Bibliotecas de Westminster.

Relativamente à promoção da leitura em idade pré-escolar (:-) é de referir o programa Bookstart* -Babies love books! dos mais inovadores programas levado a cabo em Inglaterra demonstrador da intensa actividade das Bibliotecas neste país e da importância do trabalho de parceria (com entidades estatais e outras como empresas privadas por exemplo).

Este programa caracteriza-se pelo apoio dado pelas bibliotecas às famílias, nomeadamente às jovens mães mais carenciadas, oriundas de culturas não anglo-saxónicas: estas famílias recebem por exemplo materiais como livros para bébés e cassetes com lengalengas e pequenas histórias, e a respectiva orientação no seu uso, insistindo-se na importância de segurar na criança ao colo e de lhe contar e ler as histórias muito antes de ela saber ler; para além disso é possibilitada aos pais, nas bibliotecas, a frequência de cursos de vário teor, desde economia doméstica, a língua inglesa, a “skill” básicas como por ex. saber responder a uma entrevista para arranjar emprego, etc., enquanto as crianças (de bébés de colo a crianças em idade escolar) se encontram em outras actividades na mesma biblioteca.
*O programa inicia-se quando a criança perfaz oito meses de idade, altura em que é visitada por um/a assistente social que, entres outras coisas, oferece ao bébé e à sua família, uma saca contendo livros para bébes, cassettes de histórias e de rimas, lápis, balões, etc. Aos três anos de idade, este potencial leitor, é convidado pela biblioteca local para uma mini-festa de anos. Nessa ocasião, como convidado de honra, depois de uma visita em que contacta com as crianças já habituadas a ir para a biblioteca e com algumas actividades promovidas pelos serviços, são-lhe novamente oferecidos livros e um cartão de leitor da biblioteca.
Algumas participantes, como por exemplo as colegas da Suécia e da Croácia, falaram de programas semelhantes desenvolvidos nos seus países
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